quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Saber lutar!

Todo dia eu me enfrento para saber da minha capacidade de luta. Esta tensão ocorre porque sou bipolar e meu humor varia muito. Os pensamentos de cometer suicídio são quase cotidianos e, tal qual este sentimento, a vontade de brigar, e brigar pela vida também.

Eu não quero cair na imbecilidade de que deus existe e nos protege. Seria falsear um sentimento que deve ser constituído por muita consciência do que sou, do que quero e para onde vou. Se deus existe ou não, eu deixo a discussão para a Filosofia (que muitas vezes estou lendo), para a Metafísica (se é que isso pode ser considerado ciência), para a Política (onde as armas do enfrentamento são buscadas para se submeter um ao outro) e para o sentimento de cada indivíduo, cada companheiro/a deste lugar que chamamos Vida.

Eu queria ter uma ideia do que é saber lutar, eu não tenho ideia nenhuma. Sei ou não que, só em estar respirando, eu já estou lutando. Acho ainda (acho?), estando aqui, sentado na frente do computador, escrevendo, estou lutando. Porém só creio que minha luta só interessa a mim próprio, porque interessariam às pessoas um cara cheio de minhocas na cabeça? Alguém estaria preocupado com uma pessoa que sofre todo dia de depressão, mania, alteração de humor ou seja lá o que for as consequências em ser um portador de transtorno bipolar?

Sei que, na verdade, tenho muitas esperanças no meu tratamento psiquiátrico. Sei que está difícil manter este tratamento em condições ótimas porque o salário de um aposentado por invalidez não aumenta como os das pessoas que estão em atividade. Eu poderia reverter....tentar voltar para o trabalho e aguardar a aposentadoria normal, mas será que eu sobreviveria? Será que eu não cometeria algum mal irremediável a alguém ou algo referente ao exercício profissional?

Hoje eu desisti de ser um alfabetizador voluntário para a Prefeitura do Guarujá. Confesso que estou muito triste por não ter insistido e tentado participar da seleção e - quem sabe - vir trazer pessoas, que vivem nas trevas da subcidadania, à inclusão social. Eu refleti muito! Eu poderia colocar pessoas em risco e também me colocar em risco. Afinal ninguém é obrigado a saber o que é bipolaridade!

Hoje, também, fiquei com uma inveja imensa (boa, mas inveja) do meu companheiro, Murilo, ao ele fazer uma declaração de amor à sua mãe. Como eu queria poder fazer isto também! Como eu gostaria de acreditar que temos uma outra vida depois desta! Como eu gostaria de falar, de sentir o afago, de saber que ela, minha mãe, está sempre zelando por mim.

Meu ateísmo não permite estas fraquezas...

Meu ateísmo é um incômodo! Saudável? Revelador? Forte? Dúbio?

Vou terminar com um provérbio de um site que gostei muito:

"O coração em paz, vê uma festa em todas aldeias." provérbio hindu.

sábado, 19 de novembro de 2011

Choque de cultura ou imbecilidade humana?

Acabei de receber em minha casa um europeu. Por que essa gente é tão preconceituosa e imbecilizada por um passado de ódios, manipulações ideológicas e desejam perpetuar, em nosso planeta, seu ponto de vista tão excludente e maldito?

Seria motivo de avaliação pelos europeus do seu passado de perseguição dos judeus e dos comunistas. Os primeiro foram responsáveis pelo genocídio de 8 milhões de pessoas - 8.000.000 de indivíduos indefesos e que foram para a morte sem saber que isso iria acontecer. Tendo sido utilizado um método científico tão maléfico que o horror chega a provocar dúvida em algumas mentes mais sensíveis e outras demoníacas. Os segundo, os comunistas, que governaram com mão de ferro povos que só têm o ódio étnico, o nacionalismo tacanho, o amor à prostituição, ao narcotráfico, à máfia e ao comportamento mais execrado na face da terra, o orgulho de ser caucasiano! No comunismo as mulheres tinham direitos iguais aos homens, aos trabalhadores não faltavam empregos, capacitação tecnológica, educação e esportes para seus filhos, havia o incentivo à participação política construtiva e renovadora dos quadros do país, enfim não era um mar de rosas com a falta da liberdade e os comunistas se isolando enquanto uma nova casta que não se submetia a mesma condições de seus compatriotas. Porém, conseguia ser muito melhor do que assistimos hoje naqueles países: o terror da barbárie capitalista!

Mas queria falar do europeu que estava aqui.

Choque cultural???? Ele não toma banho, só faz meio corpo. Quando chegou aqui há um mês ensinei como tinha que se limpar quando chegasse da praia, para não encher de areia o quarto e o apartamento: palavras que caíram como vãs nos ouvidos seletivos do "branco". Na limpeza dos utensílios de cozinha (incluindo copos e xícaras) ele passava uma água e deixava tudo cheio de gordura e restos do que havia comido.

O famigerado está indo embora nesta próxima manhã de domingo! Eu fico aliviado porque o plano inicial era dele ficar mais dez longos dias. E eu enlouquecer com um homem que não sabe respeitar o espaço dos outros. Um monstro que coloriza todas as pessoas. As mais africanas, pretos. As mestiças, capuccino. As mais brancas, "poderiam ser iguais à da Austrália". Ufa. Que nojo!

Agora, na hora de receber um europeu em minha casa (se eu ainda o permitir) terei que fazer um questionário prévio para ver se aceito. Não quero correr o risco de ter que sentir vontade de vomitar com a presença de pessoa tão indigesta e babaca!

O racismo, a intolerância étnica e o comportamento imundo deixam marcas!