quinta-feira, 22 de agosto de 2013

REFLEXÃO SOBRE O TERMO TOTALITARISMO.



A mídia ocidental e serviçal ao imperialismo ianque adora dizer que o regime político vigente na antiga União Soviética era igual ao antigo regime nazista na antiga Alemanha. Bradam que os regime cubano, coreano do norte e assemelhados são totalitários. Mas o que eles dizem que é o totalitarismo pode ser aplicado às própria democracias representativas que defendem como"livres".

Vamos refletir?

Alguém é livre, sem dinheiro, num país dominado pela lógica do capital?

Alguém tem liberdade de opinião onde os meios de comunicação estão majoritariamente nas mãos de monopólios privados que decidem o que será conhecido ou não pela população?

Alguém tem liberdade de ir e vir de um país a outro sem passaporte, vistos e outras imposições burocráticas?

Pois é...



O artigo abaixo joga uma luz pequena, mas bastante crítica sobre o que é o totalitarismo.

"(...) pode-se iniciar a argumentação de Losurdo pelo fim: o contexto histórico-político da Guerra Fria é determinante na definição do termo. É digno de nota que a relação crítica se inverte: se os teóricos do totalitarismo imaginavam-se em oposição e fazendo uma crítica aos regimes políticos totalitários, a categoria que eles erigiram para tanto volta-se contra eles próprios e, no contexto do mundo dividido em dois campos ideológicos antagônicos, torna-se arma ideológica de combate contra o comunismo."

Continue lendo:








Nenhum comentário:

Postar um comentário