quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

PARA SEMPRE UMA OBRA DE NIEMEYER!

(foto do monumento à luta do Movimento dos Sem Terra, no Paraná)

Faleceu nosso camarada Niemeyer, dia 05 de dezembro de 2012, a dez dias de quando faria 105 anos. Camarada de lutas, de convicção comunista, solidária, igualitária e profundamente democrática. Um ser humano que, para lá de líder, um exemplo de simplicidade, de dignidade e de permanente estudo. Um intelectual do proletariado consciente, vanguarda de um mundo diferente deste, em que o imperialismo humilha e explora bilhões de pessoas, um cavaleiro da ação, da transformação radical da sociedade e de aliança permanente e indestrutível com os trabalhadores e trabalhadoras do mundo inteiro e, principalmente de nossos compatriotas.

Ele faleceu, mas não morreu o sentimento de luta de todos e todas que o admiram e o tem como prova de que é possível sonhar a vida inteira sem declinar disso em nome de um pragmatismo que exclui os mais fracos, os mais perseguidos, os mais humilhados e os mais oprimidos.  Acreditar que o mundo nunca mais terá um homem explorando outro homem, uma humanidade que acredita no internacionalismo proletário, na solidariedade entre os povos e na assunção da classe operária como a libertadora do jugo capitalista. Ter como referência nossos ideólogos e cientistas sociais que nos esclarecem a forma em que a História ocorre, como a luta de classes é o motor de mudanças, como o compromisso com o socialismo científico existente na prática diária e nas leituras refletidas ajudam a libertar nossos povos das garras das elites belicistas e excludentes. Esses são os maiores legados deixados por Niemeyer. Suas obras como arquiteto são mais um panfleto de recordação que é possível o ser humano conviver para o progresso, para o domínio humano da natureza e para o exercício da beleza proletária investida das características de cada Nação. 
( Monumento Tortura Nunca Mais, Recife, Pernambuco)

Niemeyer continua na luta através de nós, os que amamos a democracia como forma de chegarmos a uma sociedade livre de opressão e exploração. Uma sociedade onde a liberdade não seja a de explorar, de maltratar, de discriminar e de exercer qualquer tipo de movimento que diminua a importância de cada ser humano seja de forma individual, seja de forma coletiva. Niemeyer continua na luta,  através de todos e todas, construindo um mundo onde os Direitos Humanos e Sociais estejam garantidos em todo o planeta.

(Brasília - Esplanada dos Ministérios)

Nossa participação, em todo o processo de transformação radical e profunda em nossa sociedade, sempre se refletirá em melhora para que o mundo não sucumba ao terror e ao ódio de poucos por muitos, nem de muitos contra poucos. Devemos construir um mundo onde cada ser humano tenha certeza de que não será mais enganado, destruído ou rejeitado por seus iguais: o socialismo onde cada um dá o que pode e recebe o que necessita para trilharmos um outro tempo: o comunismo, um mundo onde todos trabalham para todos e não necessitam mais de qualquer força coercitiva.

Oscar Niemeyer (1907/2012)


Nenhum comentário:

Postar um comentário